Morre aos 90 anos, Dom Lélis Lara, um ilustre canonista, bispo emérito de Itabira e Coronel Fabriciano
Morre por volta das 22h30, da quinta-feira (8/12), no Hospital Metropolitano Unimed, em Coronel Fabriciano (MG), o bispo emérito da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano, Dom Lélis Lara. Ele estava internado desde o último dia 29 de novembro, para tratamento de uma pneumonia.
Fonte: A12
Site: http://www.a12.com/redentoristas/noticias/detalhes/morre-aos-90-anos-dom-lelis-lara-bispo-emerito-de-itabira-e-coronel-fabriciano
Dom Lara, segundo um boletim divulgado ontem pelo Hospital, teve uma melhora inicial, mas no último domingo, teve piora no quadro infeccioso e necessitou ser transferido par a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O religioso estava sob sedação contínua (coma induzido) e respirava por aparelhos.
A confirmação da morte de Dom Lélis Lara, que iria completar 91 anos no próximo dia 19, ocorreu na página oficial da Paróquia Santo Antônio, de Coronel Fabriciano, no Facebook.
Diz a nota: “LUTO: Demos Graças a Deus pela Vida do Dom Lara. Sua presença em nossa diocese e em nosso meio fez de todos nós mais humanos; Obrigado pela sua VIDA. Fabriciano perde um dos ícones da FÉ. O corpo será velado na Catedral a partir da manhã desta sexta-feira.”
Dom Lélis Lara era natural de Divinópolis (MG) e ingressou na Congregação Redentorista, sendo ordenado bispo em 2 de fevereiro de 1977. Viveu quatro anos em Roma, onde doutorou-se em Direito Canônico, e estudou Teoria Musical com o maestro Pe. Nicola Praglia. Responsável pela continuidade das atividades acadêmicas da Instituição no Vale do Aço, atualmente atuava como bispo emérito da Diocese de Itabira/Coronel Fabriciano e 2º secretário da União Brasiliense de Educação e Cultura (Ubec), mantenedora do Unileste.
Como canonista, Dom Lélis prestou uma inestimável contribuição na difusão do Direito Canônico. Ele utilizou uma linguagem simples e acessível, escrevendo diversas obras em formato de cartas destinadas a um personagem criado por ele, o Teófilo (Teo = Deus + Filos = Amigo), a quem eram destinadas as suas explicações e reflexões a respeito de muitos aspectos da legislação canônica.
Site: http://www.a12.com/redentoristas/noticias/detalhes/morre-aos-90-anos-dom-lelis-lara-bispo-emerito-de-itabira-e-coronel-fabriciano
Comentários
Postar um comentário