Falece Dom Javier Echevarria, prelado do Opus Dei

Fonte: Página oficial do Opus Dei


Às 9:20 da manhã de hoje (12/12/2016), na festa de Nossa Senhora de Guadalupe, faleceu Dom Javier Echevarria, prelado do Opus Dei.

Dom Javier Echevarria, foi o segundo sucessor de São Josemaria Escrivá, o fundador do Opus Dei.

O vigário auxiliar do Opus Dei, monsenhor Fernando Ocariz, administrou o sacramento ao enfermo algumas horas antes de sua morte.

Dom Echevarria foi hospitalizado em 5 de dezembro no Campus Bio-Medico Hospital Universitário em Roma por causa de uma infecção pulmonar.

Ele estava recebendo antibióticos para combater a infecção. Nas últimas horas surgiram complicações que causaram dificuldade a sua respiração e resultaram em sua morte.

Como está previsto nos estatutos da Prelazia, o governo ordinário da Prelatura cabe agora ao Vigário Auxiliar, D. Fernando Ocariz. De acordo com os estatutos, cabe-lhe convocar um congresso eletivo que elegerá o novo prelado. O congresso tem de ter lugar com três meses e, após a eleição, deve ser confirmado pelo papa.

Dom Echevarria nasceu em Madrid em 1932 e lá conheceu São Josemaria. Foi secretário de S. Josemaria de 1953 a 1975. Mais tarde foi nomeado secretário geral do Opus Dei e em 1994 foi eleito prelado. Em 6 de janeiro de 1995, foi ordenado bispo por São João Paulo II na Basílica de São Pedro.

Desejamos que Deus receba este servo bom e fiel.

Comentários