O sacramento do matrimônio e as causas de nulidade

No momento em que a Igreja retoma o assunto, obra da PAULUS Editora mapeia a celebração do matrimônio, sua natureza, fundamentações e também seu processo de nulidade
A PAULUS Editora lança O sacramento do matrimônio e as causas de nulidade, de Anselmo Chagas de Paiva. A obra faz um apanhado geral sobre a questão, começando pela fundamentação bíblica do matrimônio. Em seguida, passa pela questão da natureza jurídica do casamento, assim como a sua dedicação pastoral e aquilo que deve preceder à celebração do matrimônio.
O livro ganha ainda mais importância com as atuais discussões sobre o tema. Recentemente, a Igreja Católica se voltou para as questões matrimoniais e passou a olhar também para os procedimentos que envolvem a separação das famílias.
Também é possível encontrar na obra muitas informações sobre as denominações canônicas do matrimônio, os impedimentos dirimentes, vícios do consentimento, forma canônica, convalidação e sanação e finalmente as questões do processo de nulidade matrimonial.
Escrito em um formato prático para consulta, o livro está dividido entre capítulos, títulos, intertítulos e tem como embasamento, além da grande experiência do autor, o código de Direito canônico, Concílio Vaticano II, Conferências Episcopais, assim como pensamentos dos Papas e outros documentos relevantes.
D. Anselmo Chagas de Paiva, OSB, é sacerdote beneditino do Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro; é ainda doutor em Direito Canônico, diretor da Faculdade São Bento do Rio de Janeiro e professor do Instituto Superior de Direito Canônico da Arquidiocese do Rio de Janeiro. No Tribunal Eclesiástico Interdiocesano da Arquidiocese do Rio de Janeiro exerce a função de Promotor de Justiça e Defensor do Vínculo.

PAIVA, Dom Anselmo Chagas de. O Sacramento do matrimônio e as causas de nulidade. Ed. Paulus. 2015.

Comentários