Um padrinho de batismo pode se casar com a sua afilhada?


O Código de Direito Canônico em vigor, promulgado no ano de 1983 e submetido a reforma no pontificado do Papa Francisco, não recepcionou o impedimento de “parentesco espiritual” (“cognatio spiritualis”) oriundo do sacramento do batismo que, segundo a legislação anterior, ligava a pessoa batizada ao ministro do batismo e aos padrinhos. Esse parentesco continua a existir como circunstância modificativa da personalidade física, mas já não tem nenhuma transcendência no campo matrimonial.
Hoje em dia, com a abolição do impedimento de “parentesco espiritual”, é permitido que um homem seja padrinho de uma mulher e vice-versa, antes isso era proibido a fim de evitar transtornos desnecessários gerados pelo impedimento.
Bibliografia sugerida:
CAPPARELLI, Julio César. Manual sobre o Matrimônio no Direito Canônico. São Paulo: Paulinas, 1999.
HORTAL, Jesús. O que Deus uniu – Lições de Direito Matrimonial Canônico. 6ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2006.

MAGALHÃES, George Antunes de Abreu, Introdução ao Processo de Nulidade Matrimonial. Curitiba, Editora Prismas, 2015.

Comentários

  1. Eu quero aproveitar esta oportunidade. Tenho que agradecer muito ao Dr. Wealthy por ter recuperado meu ex-marido. Depois de 7 anos de casamento, meu marido me deixou por outra mulher. Fiz tudo o que pude para recuperá-lo, mas tudo o que fiz foi em vão. Fiquei triste, mas não perdi a esperança de tê-lo de volta porque tinha fé em Deus. Então eu pesquiso on-line sobre como recuperar meu marido, e me deparei com um post do Dr. Wealthy sobre como ele ajudou uma dama a recuperar seu ex, eu o contatei e contei a dor que estava passando, ele me contou o que fazer e eu fiz isso, então ele lançou um feitiço de amor para mim 48 horas depois meu marido me ligou e me disse que ele sente muito pelo que fez e que ele sente muito a minha falta, mais tarde ele voltou para casa e implorou por meu perdão, desde então nosso amor ficou mais forte. Para as coisas maravilhosas que o Dr. Wealthy fez por mim, seria injusto para mim não deixar o mundo inteiro saber que um feiticeiro tão poderoso vive. Se você quiser receber de volta seu e-mail ex rápido Dr. Wealthy em wealthylovespell@gmail.com ou adicioná-lo no WhatsApp +2348105150446

    ResponderExcluir
  2. Se a Igreja permite que um padrinho de batismo, se case com sua afilhada, porque as pessoas tem tanta dificuldade em aceitar, quero me casar com minha afilhada, mas percebo que as pessoas são muito apegadas a essas tradições antigas, que o padrinho é o segundo pai, que é pecado, é tão triste isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vivo isso irmão e a minha afilhada é nova tenho que esperar... Ela me ama e sem contar a idade é um pouco grande ... Mas para mim o que importa é o amor.

      Excluir
  3. Vivo esse dilema tbm .. minha afilhada me ama e eu a amo respeito ela ... Espero em Deus o dia para assumirmos publicamente mas sinto que vou sofrer muito por causa da cultura que padrinho é segundo pai ... Estamos rezando pedindo a Deus a graça de me cazar com ela ....

    ResponderExcluir
  4. Sofri muito preconceito, mas não deixei que a mente fechada das pessoas impedicem a nossa felicidade, me casei com meu afilhado de consagração e hoje temos uma filha linda, nossa família é abençoada por Deus!!!

    ResponderExcluir
  5. Sou casado com minha afilhada que também é minha prima, simplesmente ignoramos comentários, seja de quem for, sabe aquela que quando os nossos boletos vencem, nos que temos que correr atrás.

    ResponderExcluir

Postar um comentário